A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 foi oficialmente lançada pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), no início da tarde desta terça-feira (19). A solenidade ocorreu no Hospital da Primavera, na Avenida Duque de Caxias, zona Norte de Teresina, onde alguns profissionais de saúde que trabalham na urgência da unidade e 45 idosos do abrigo Frederico Ozanan receberam a primeira dose da vacina da CoronaVac.
Em entrevista à Rede Meio Norte, o prefeito Doutor Pessoa enfatizou que apesar do início da vacinação, os cuidados de prevenção a Covid-19 devem continuar, conforme orienta a OMS. "É um momento histórico, mas antes de falar, eu quero deixar bem claro que nós devemos continuarmos com os cuidados para prevenção contra o coronavírus orientado pela Organização Mundial de Saúde, o uso de máscaras, o distanciamento e o uso de álcool em gel", declarou o prefeito.
Nesse primeiro momento, cinco profissionais da saúde foram vacinados:
Médica Janainna Sammia de Almeida Moura, de 40 anos;
Enfermeiro Clebson Ferreira de Lima, de 41 anos;
Técnico de Enfermagem Danilo Araújo Silva, de 27 anos;
Técnica de Enfermagem Geociane de Assis e Silva, de 36 anos;
Agente de portaria: Diego Wanderson de Abreu, de 31 anos.
As 11 mil doses da vacina Coronavac serão aplicadas em profissionais de saúde da rede pública e privada; idosos, deficientes e profissionais de instituições de longa permanência (asilos) nesta etapa da campanha. "Temos que bater palmas para os cientistas que em curto prazo conseguiram vacina contra o coronavírus, nós agradecemos a Deus e a todos. Que essa vacina seja ampliada não somente para aqueles que estão em contato direto, os profissionais de saúde, mas a todos, do faxineiro ao mais graduado", completou.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, elencou as etapas de vacinação e comemorou o início pelos profissionais da linha de frente do combate ao vírus. “É com grande satisfação que a gente recebe a iniciação efetiva da comunidade que faz parte do grupo, ou seja, profissionais de saúde que atua na linha de frente. Estamos devolvendo aos profissionais de saúde com a vacinação momentos de segurança. Fico feliz por já estarmos evitando que mais de 11 mil servidores possam de contaminar. Isso é um sucesso, um avanço”, disse o presidente da FMS.