O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), aponta que até esta quarta-feira (27), 18.711 pessoas já foram vacinadas no estado com a primeira dose das vacinas CoronoVac e/ou Oxford/AstraZeneca. O governo já distribuiu 57.116 doses para os municípios.
O primeiro lote da vacina CoronaVac foi destinado a profissionais da saúde (de preferência os da linha de frente no combate à Covid-19), idosos institucionalizados, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena. Já a primeira remessa da Oxford/AstraZeneca veio exclusivamente para profissionais da saúde. E o último lote, da vacina do Instituto Butantan, recebido na segunda-feira (25), foi enviado para imunizar o grupo de profissionais da saúde.
Ao todo foram entregues 34.346 doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, para a primeira aplicação, e 22.770 doses da Oxford/AstraZeneca, que tem o prazo de 12 semanas para a aplicação da segunda dose. “Nosso estado preparou toda uma logística, para que no momento em que as vacinas chegassem fossem entregues imediatamente às Regionais de Saúde, e assim pudessem chegar o mais rápido possível aos municípios e os mesmo realizarem a vacinação”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
A segunda dose da vacina CoronaVac, para os grupos especificados, será aplicada após 28 dias da primeira aplicação, a instrução ficou acordada em resolução da Comissão Intergestora Bipartite do Piauí, que é integrada por membros da Sesapi e do Conselho Municipal de Secretários de Saúde (Cosems-PI). “Cabe a cada município avisar aos beneficiados, de cada grupo, sobre a data em que irão aplicar a segunda dose, e fazer o chamamento para a vacinação”, lembra a coordenadora.