Veja 5 coisas que poderão mudar para sempre por causa do Coronavírus
- O processo de automação das indústrias poderá crescer a um ritmo ainda mais rápido
De fato, algumas ideias sobre as quais costumávamos falar muito pouco nos anos anteriores estão sendo postas em ação em grande escala.
- O processo de automação das indústrias poderá crescer a um ritmo ainda mais rápido
Um dos setores que a pandemia do coronavírus mais tem afetado é o setor industrial. Quem trabalha em uma fábrica, sabe muito bem como a situação é incrivelmente difícil. Trabalhar remotamente não é uma opção quando um operário desempenha as suas funções com as mãos em máquinas pesadas, mas para as fábricas que são operadas inteiramente por robôs, doenças contagiosas não são um grande problema.
As empresas que usam mais automação já estão se saindo melhor do que aquelas que dependem de um grande número de trabalhadores humanos em um espaço exageradamente compactado. Assim, podemos esperar que muitas empresas de manufatura se voltem para a automação para sobreviver. No entanto, isso dá origem à grande preocupação de que a automação possa levar ao desemprego em massa, visto que o trabalho braçal não será tão útil.
A China já começou a substituir os motoristas de entrega por drones, sendo que alguns clientes estão relatando que eles são mais rápidos e seguros do que trabalhadores humanos. Eles até experimentaram hospitais robóticos, onde as máquinas medem a temperatura, entregam as refeições e desinfectam leitos para impedir que os seres humanos entrem em contato com alguém portador de uma doença.