Teresina continua com o lockdown parcial aos finais de semana conforme o decreto municipal 19.945, de 27 de julho, que dispõe sobre as medidas de isolamento social mais rígidas para os dias 01, 02, 08 e 09 de agosto. O objetivo é seguir melhorando os índices de isolamento social, evitando a disseminação da Covid-19, tendo em vista que a cidade está em processo de reabertura das suas atividades econômicas.
De acordo com o Decreto, não haverá restrições nas sextas-feiras. Nos dois próximos finais de semana de agosto estão autorizados a funcionar as seguintes atividades e estabelecimentos:
farmácias e drogarias;
serviços de saúde;
serviços de segurança e vigilância;
serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, água e gás de cozinha;
órgãos e profissionais de comunicação
situações comprovadas de urgências e emergências.
Nos sábados (01 e 08 de agosto) fica autorizado o funcionamento e operação das atividades da base de combustível (terminal) e das atividades de distribuição de combustíveis. Os postos revendedores de combustíveis estarão autorizados a abrir no horário das 7h às 24h nas sextas-feiras (31 de julho e 07 de agosto).
O Decreto determina ainda que os serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, além de estabelecimentos que funcionam operando fornos, em turnos ininterruptos de 24h, estão autorizados a funcionar neste período, respeitando as determinações sanitárias para a contenção no novo Coronavírus, inclusive, quanto aos atendimentos emergenciais.
O descumprimento do Decreto, por qualquer estabelecimento, serviço e atividade que esteja em funcionamento ou que não esteja permitido funcionar resultará na aplicação de multas, intervenção total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.
Governador decide não decretar lockdown no Piauí
O governador Wellington Dias não vai assinar decreto com restrições para o sábado (01) e domingo (02) como aconteceu em todos os finais de semana do mês de julho. A decisão de não impor medidas restritivas se deu devido ao panorama de estabilização dos dados da covid-19 e também às diferentes realidades em cada município, por isso, ficará a critério das gestões municipais as decisões sobre restrições das atividades.