10 descobertas fascinantes feitas por mergulhadores no fundo do mar - 1. O rio venenoso do Cenote Angelita

O oceano é quase como um planeta desconhecido para nós, que vivemos aqui na superfície terrestre - 1. O rio venenoso do Cenote Angelita

Slide 10 de 10

1. O rio venenoso do Cenote Angelita

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Cenote Angelita fica na Península do Yucatán, no México. De cima, parece uma piscina de água doce. Embaixo, no entanto, há um rio submerso secreto que é provavelmente a formação mais inusitada de seu tipo.

Esse rio possui uma quantidade elevada de sulfeto de hidrogênio. Logo, tem uma turvação mais evidente, destacando-o da água doce acima. Mergulhadores podem nadar ao longo dele, com árvores caídas e folhas nos dois lados das “margens”, mas a paisagem surreal não é das mais seguras.

Alguns aventureiros que ousam adentrar a névoa podem entrar em pânico, uma vez que o sulfeto de hidrogênio puro é extremamente desorientador. Se inalado, o gás é fatal.

Esse fenômeno é chamado de haloclina, uma camada onde se observa um gradiente vertical de salinidade em um corpo aquático. Cenotes têm água do mar e água doce. O “rio” se forma quando elas se encontram e não se misturam completamente devido às diferenças de densidade. As partes que se fundem formam a haloclina.

Slide 10 de 10
Tópicos
SEÇÕES