1. China – O problema é o número 4...
O número 4 e suas outras terminações (14, 24, 34 etc.) são o foco de diversas superstições na China, já que sua pronúncia é semelhante à da palavra “morte”.
2. Dinamarca – Lixo para dar sorte
Quebrou um prato na Dinamarca? Então guarde os caquinhos para uma tradição curiosa de final de ano: o pessoal joga na casa de amigos e familiares na noite do réveillon para desejar boa sorte. Quanto mais caco tiver no seu jardim, mais querido você é!
3. Egito – Tesouras
Manusear uma tesoura sem cortar nada é um sinal de má sorte. E a crendice diz que deixar uma aberta é ainda pior! Entretanto, colocar um objeto desses embaixo do travesseiro evita pesadelos.
4. França – Caca de cachorro
Pisar sem querer em um cocô de cachorro pode ser sinal de boa sorte na terra do croissant. Mas só se você fizer isso com o pé esquerdo, é claro! Se pisar com o direito, se prepare para um perigo bem ruim na sua vida.
5. Grécia – Falando junto
No Brasil, brincamos que quando falamos algo junto com outra pessoa devemos pegar no verde. Na Grécia, essa superstição é chamada de “piase kokkino”, que se traduz como “pega no vermelho”. E, se isso acontecer durante a Páscoa, melhor ainda! Isso significa que você vai encontrar vários ovinhos da cor rubra, que são bastante tradicionais por lá.
6. Haiti – Coitada das mães
Várias crenças “matam” as mães no Haiti: andar apenas com um sapato, andar ajoelhado, varrer o chão à noite e comer o topo de uma melancia. Que sina, hein?
7. Índia – Crenças (nada) higiênicas
Você não pode cortar as unhas nas terças-feiras, nos sábados e em nenhuma noite, já que você corre o risco de perder pequenos objetos. Você também não pode lavar os cabelos nas quintas-feiras ou nos sábados. Historicamente, os cabeleireiros folgam nas quintas, e sábado é o dia de Saturno, que é bastante reverenciado pelos hindus.
8. Japão – Cuidado com o umbigo
Durante uma tempestade, as crianças devem cobrir a barriga! Caso não façam isso, Raijin, o deus do trovão, vai aparecer e roubar o seu umbigo. Já pensou em ficar sem ele?
9. Coreia – Ventilador assassino
Uma crença comum nas Coreias, principalmente na do Sul, é que, se você ligar um ventilador em um quarto fechado enquanto dorme, é capaz de ser assassinado pelo aparelho! A crença é tão forte que muitos ventiladores têm temporizador para você não correr risco de morte.
10. Lituânia – Assobiar
Jamais assobie dentro de casa se você estiver na Lituânia, já que isso invoca demônios que vão te perseguir! Medo!
11. Malásia – Sentar no travesseiro
Se você tem amor pelo seu popô, jamais se sente sobre um travesseiro na Malásia. Acredita-se que isso faz seu bumbum ser coberto por furúnculos, bolhas e feridas.
12. Nigéria – Vassoura da impotência
Acertar um homem com uma vassoura, mesmo sem querer, fará com que ele fique impotente ou que seus genitais desapareçam! E a única forma de combater essa maldição é bater mais sete vezes no rapaz com a mesma vassoura.
13. Filipinas – Sol e chuva
Aqui no Brasil, falamos que quando temos sol e chuva, está acontecendo um casamento de viúva. Ou quando tem chuva e sol, é o casamento de um espanhol. Nas Filipinas, quem está casando nessa superstição são os tikbalang – nada mais, nada menos que os cavalos do diabo!
14. Qatar – Aranhas protetoras
Hoje em dia, as superstições são proibidas no país. Porém, no passado, acreditava-se que as aranhas combatiam os incêndios domésticos, por isso você jamais poderia matá-las.
15. Ruanda – Barba de bode
As mulheres de lá jamais devem comer carne de cabra, porque isso faz com que elas criem barba!
16. Estados Unidos – Janela de bruxa
Particularmente no estado de Vermont, existem várias casas com janelas na diagonal, já que as bruxas não conseguem voar por janelas tortas.
17. Iêmen – Sexo do bebê
Para a mulher descobrir o sexo do seu filho, basta jogar uma cobra morta para cima: se o bicho cair de “barriga” para baixo, será um menino; caso caia de “barriga” para cima, será uma menina.