4 dicas para diferenciar o mosquito da dengue de um mosquito comum

Muitas pessoas têm grande dificuldade em identificar se um mosquito é um Aedes aegypti ou pernilongo, pois os dois são insetos de aparência bem similar

Diferença entre pernilongo e mosquito da dengue | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em tempos de epidemia, muito se fala sobre como se prevenir contra o mosquito Aedes aegypti evitando a água parada, tomando a vacina e passando repelente, mas outo fator importante a ser destacado é a identificação do mosquito. Você sabe diferenciar o mosquito da dengue do pernilongo comum?

Muitas pessoas têm grande dificuldade em identificar se um mosquito é um Aedes aegypti ou outro mosquito qualquer, e a dúvida maior é em relação ao pernilongo, pois os dois são insetos de aparência bem similar. Mas há diferenças significativas que vale a pena observar para evitar a proliferação do mosquito da dengue e se proteger de picadas também.

Segundo informações da Agência Brasil, o mosquito da dengue e os pernilongo são parecidos, mas são de famílias diferentes. Enquanto o primeiro é o Aedes aegypti, o pernilongo (ou muriçoca, como é conhecido em algumas regiões brasileiras) é o Culex quinquefasciatus – que é comum em regiões mais quentes das Américas, Ásia, África e Oceania. 

É possível identificar cada um deles quando estão em repouso, parado em algum local, ou até “em ação”, voando ou picando alguém. 

Confira 4 dicas para diferenciá-los

1- Para identificar qual mosquito você está vendo é preciso observar primeiramente as cores, pois são bem diferentes. O site da Agência Brasil explica que ao contrário do Aedes aegypti, que possui o corpo preto e cheio de listras brancas, o pernilongo, por sua vez, tem uma coloração marrom uniforme.

2- Um ponto também importante para observar é o tamanho do mosquito: o da dengue é menor, tem cerca de 3 a 4 milímetros como dito acima. Já o Culex quinquefasciatus é maior e possui de 5 a 7 milímetros. 

3- É importante também estar atento em relação aos hábitos de voo, que é algo que os diferencia bastante. O mosquito da dengue costuma estar ativo e picar especialmente de manhã e no final da tarde, enquanto ainda há luz, como explica o site do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet) Conicet. Além disso, o Aedes aegypti é mais veloz e silencioso. Os pernilongos, por sua vez, possuem um hábito bem diferente e preferem agir à noite, a partir das 18h e não são nada silenciosos, costumam fazer um “zumbido” e incomodar as pessoas com seus ruídos à noite.

4- Outra diferença é quanto à picada de cada um desses mosquitos. A do pernilongo deixa um pequeno calombo avermelhado e essa marca provoca coceira. Porém, a picada do mosquito da dengue não deixa marcas e também não provoca coceira no local, conforme explica a Agência Brasil.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES