Os sintomas de problemas cardíacos nas mulheres são muitas vezes diferentes daqueles que ocorrem nos homens, e muitas mulheres negligenciam os sinais. Cada vez mais mulheres morrem devido a ataques cardíacos fulminantes. Geralmente, os sintomas que surgem costumam vir 'disfarçados' de cansaço e de outros tipos de dores.
Novas pesquisas publicadas no periódico científico British Columbia afirmam que as mulheres são 19% mais afetadas por infartos em comparação aos homens, com 13,7%.
Conheça os sintomas que você deve ter atenção:
1. Pressão no peito
Essa pressão pode ocorrer simplesmente por estresse ou ansiedade. Mas se sentir essa sensação diariamente, então está na hora de procurar um médico e realizar exames.
Nos homens é habitual, por exemplo, que essa pressão comece no peito e depois passe para o braço na forma de formigamento, no entanto, nas mulheres costuma iniciar-se de uma forma local no peito.
2. Dor aguda na parte superior do corpo, pescoço, costas e mandíbula
A dor pode ocorrer em ambos os braços, nas costas, nos ombros, no pescoço, na mandíbula ou na parte superior do estômago.
Esse tipo de desconforto é frequentemente associado a dores nos ossos e osteoporose. Novamente se a dor for recorrente não hesite em contactar um profissional de saúde.
3. Cansaço anormal e falta de ar
Os infartos nas mulheres costumam acontecer perigosamente em estado de repouso, quando, por exemplo, estão sentadas ou dormindo.
Porém, existem sintomas aos quais deve estar permanentemente alerta,como cansaço extremo, fora do normal, e dores na parte alta do peito.
Tenha em atenção como se sente quando sobe um lance de escadas. Se a atividade é muito difícil, provocando uma sensação de asfixia, acompanhada da clássica pressão no peito, então está na hora de procurar um médico.
4. Sentir um nó no estômago
Mal-estar e sensação de estômago pesado, azia e muitas vezes vômitos. Não menospreze este mal-estar, sobretudo se vier acompanhado por suores frios.
O maior problema das mulheres é que costumam relacionar os sintomas de problemas coronários a outras condições menos graves, como o cansaço do quotidiano, nervos ou estresse.
Se acha que está constantemente mais cansada do que deveria, se tem dificuldade em respirar ou se se sente angustiada, procure de imediato um médico.