5 coisas aparentemente bobas que podem afetar como você vê o mundo - O café pode ajudar a reduzir pensamentos suicidas

Não é surpresa para ninguém o fato de que o cérebro é capaz de proporcionar façanhas incríveis. - O café pode ajudar a reduzir pensamentos suicidas

Slide 5 de 5

O café pode ajudar a reduzir pensamentos suicidas

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

De acordo com pesquisadores de Harvard, pode haver um modo absurdamente fácil de mudar a sua percepção negativa do mundo: tomar uma xícara de café! Em um gigantesco estudo que monitorou quase 200 mil pessoas ao longo de 20 anos, os pesquisadores acompanharam as taxas de suicídio entre aqueles que bebiam e aqueles que não tomavam café regularmente. Estranhamente, eles descobriram que aqueles que consumiam pelo menos uma xícara de café por dia apresentaram menores chances de apresentar pensamentos suicidas do que aqueles que não tomavam a bebida.

Na prática, isso parece estar intimamente ligado à cafeína, já que as pessoas que tomavam o café descafeinado acabaram ficando no mesmo barco que aquelas que ficaram longe do café completamente. Assim, a teoria mais aceita sustenta a ideia de que a cafeína age como um antidepressivo leve, pois aumenta a produção de neurotransmissores no cérebro.

No entanto, aqui entra um alerta: exagerar nunca é algo bom e isso também se aplica à ingestão de cafeína. Os pesquisadores apontam que o ideal seria tomar entre duas a quatro xícaras por dia. Além disso, um estudo finlandês realizado separadamente concluiu que beber oito ou mais xícaras por dia pode, na verdade, aumentar o risco de danos pessoais e até contribuir para o surgimento de pensamentos suicidas, o que indica que esta é uma cura milagrosa que definitivamente só funciona na base da moderação.

Tópicos
SEÇÕES