Para quem não sabe, os pontinhos pretos que aparecem no nariz são na verdade glândulas sebáceas dilatadas, que se parecem com cravos quando são espremidos, mas não são. Nessas horas, o ideal é tomar bastante cuidado.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como tratar desses pontinhos indesejados. Confira:
1. Faça a limpeza adequada
Como a obstrução dos poros é uma causa comum desses pontinhos, limpar a pele é essencial para que eles não se formem, pois retira tanto a queratina produzida em excesso pelo corpo como qualquer eventual substância externa que possa bloqueá-los exageradamente, impedindo assim a respiração da pele e evitando a formação de cravos e espinhas.
2. Não remova sebo demais
No entanto, nada de se empolgar na hora de limpar a pele e acabar removendo sebo demais! Se você remove muito a oleosidade da pele, o organismo entende que o sebo está acabando, então ele produz mais, dessa forma os poros ficam mais dilatados e o problema se agrava.
3. Pode espremer?
Não, não pode espremer os pontinhos pretos! Na verdade, ficar espremendo os pontinhos só piora o quadro. Quando os pontinhos são cravos ou poros obstruídos, você só espalha o problema
4. Use produtos certos na pele
Se você tem pele oleosa, precisa saber muito bem o tipo de produto que aplica sobre a sua pele, afinal produtos em cremes ou com consistência mais pesada costumam bloquear mais os poros do rosto, piorando o problema.
5. Proteção solar sempre!
O protetor solar protege a pele de diversas formas, já que o sol não muda só a cor da pele. "Os filtros solares diminuem a passagem de raios ultravioletas na pele, então, aquece menos a glândula sebácea. Quanto menos ela se aquece, menos produz sebo.