Ter o hábito de se exercitar garante o bom funcionamento do organismo, especialmente quando a prática é regular, o que pode trazer muitos benefícios para a saúde e beleza do corpo. Mas, o que muitos não sabem, é que a dança, como a Zumba, também pode deixar a pele mais bonita, afinal, além de modelar o corpo também proporciona a sensação de bem-estar. Então, se faltava estímulo para vencer os dias mais frios e ir à academia, a dermatologista Dra. Fernanda Junqueira, listou 5 dicas motivos para você colocar agora mesmo o tênis e mexer o esqueleto:
1. Pele mais bonita
A dança favorece uma maior taxa de neurotransmissores da “felicidade”, como a serotonina, deixando o organismo em estado de bem-estar prolongado. Além disso, melhora a oxigenação dos tecidos, favorecendo o melhor funcionamento da pele, deixando-a mais corada e iluminada. “A combinação desses dois fatores promove um aumento importante da autoestima e consequentemente a pele acaba ficando ainda mais bonita e vistosa”, explica a dermatologista.
2. Xô envelhecimento!
Praticar uma atividade física, com teor mais recreativo e de intensidade moderada , melhora a circulação sanguínea, o humor e o sistema imunológico. A Dra. Fernanda Junqueira completa: “Esse trio de benefícios são grandes aliados no combate ao envelhecimento”.
3. Diminui as acnes
A dança, se praticada por 30 minutos, cinco vezes por semana, pode melhorar o surgimento de acne de dois tipos: relacionada a síndrome metabólica, pois auxilia na perda de peso; e a acne relacionada a stress, por melhorar e estabilizar o humor. Mas, a dermatologista alerta: “os cuidados com lavagem após o exercício e uso de protetores solares devem ser tomados, para se evitar acúmulo de sebo ou dano por radiação ultravioleta, que são fatores que pioram as acnes.”
4. Pele mais firme
Durante uma aula , os praticantes dançam coreografias de ritmos do mundo inteiro durante 1 hora de aula. Ao executar cada movimento da coreografia, o organismo trabalha para a renovação e o fortalecimento de estruturas que dão tonicidade à pele, explica a Dra. Fernanda. “O que diminui o risco de flacidez e o aparecimento de rugas”, completa a dermatologista.
5. Pele mais hidratada
A circulação sanguínea também aumenta na aula de dança: e o sistema arterial aumenta seu fluxo, resultando em mais nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. “Neste processo, as toxinas são eliminadas e reverte em uma mais hidratada, corada e viçosa”, conta a Dra.