As bactérias podem fazer muito mal ao seu corpo. Para saber mais sobre isso, selecionamos algumas coisas que esses seres podem fazer ao seu corpo. Confira:
1. DOR AO URINAR
Ardor e dor ao urinar podem ser causadas pela bactéria Neisseria gonorrheae, o agente da gonorreia. Transmitida através de relações sexuais, a gonorreia provoca inflamação, infecção e saída de secreção purulenta pela uretra. Enquanto nos homens ela causa sintomas mais aparentes, nas mulheres pode ser assintomática.
2. ASFIXIA
A Corynebacterium diphtheridae é a bactéria transmissora da difteria, uma doença que leva os pacientes a apresentarem sintomas como febre, inflamação e dor de garganta, dificuldade de engolir, gânglios linfáticos inchados e cansaço. A asfixia ocorre no agravamento da moléstia, podendo levar o paciente à morte. A difteria é transmitida por contato direto com doentes ou portadores assintomáticos através de secreções nasais. As principais vítimas são os idosos e as crianças.
3. VISÃO DUPLA
Além da visão dupla, o botulismo provoca fotofobia (intolerância à luz), sensação de boca seca, tontura, dificuldade para urinar, fraqueza muscular e, caso ocorra um agravamento da doença, paralisia dos músculos respiratórios. Ele é causado pelo Clostridium botulinum, um agente bacteriano presente em alimentos contaminados. É por isso que os profissionais de saúde costumam recomendar maior cuidado na compra de palmito, milho, ervilha e outros tipos de alimentos enlatados.
4. VÔMITOS SANGUÍNEOS
Transmitido por animais infectados, o antraz provoca bolhas na pele que se transformam em úlceras (feridas), diarreia, infecção pulmonar e vômitos com bastante sangue. O agente causador é o Bacillus anthracis, uma bactéria que já foi utilizada como arma biológica. O exército dos Estados Unidos costuma vacinar os seus soldados contra-ataques com antraz. Se o agente infeccioso for inalado, a probabilidade de morte é de 100%.
5. DECOMPOSIÇÃO DA PELE
A decomposição de partes do corpo é um dos sintomas mais graves da peste bubônica, ou peste negra. Ela foi responsável por uma das maiores epidemias da história, que matou milhões de europeus durante a Idade Média. Transmitida por picadas de pulgas, a Yersinia pestis é a bactéria causadora da doença. Os sintomas surgem de dois a cinco dias após a contaminação, e incluem inchaço dos gânglios linfáticos, manchas negras pelo corpo (daí o nome peste negra), calafrios, náuseas, fraqueza, dores de cabeça e confusão mental.
6. CARNE DEVORADA
As infecções de pele e músculo são causadas por uma grande variedade de bactérias, muitas necrotizantes. A Streptococcus pyogenesdo grupo A, por exemplo, devora de tal forma a carne da pessoa contaminada que os médicos são forçados a amputar os membros atingidos. Ela causa a fasceite necrotizante, uma moléstia cujos primeiros sintomas são febre, diarreia, sede intensa e fraqueza. Bolhas, inchaço e manchas escuras na pele são sinais de que a doença está evoluindo. Se não receber os cuidados necessários a tempo, o paciente pode morrer. Felizmente, esse tipo de infecção é bastante raro.
7. DEFORMAÇÕES NO CORPO
Popularmente chamada de lepra, a hanseníase (ou mal de Hansen), é uma doença com sintomas como surgimento de manchas esbranquiçadas em certas partes do corpo, além de formigamento e incapacidade de diferenciar o frio e o quente nos locais afetados. A pessoa contaminada pode apresentar falta de suor e inchaços nas mãos e pés. Pode também apresentar deformações em mãos, pés, glúteos e rosto, levando os médicos a muitas vezes amputarem os dedos. A hanseníase é provocada pela bactéria Mycobacterium leprae. A transmissão ocorre por meio das vias respiratórias – secreções nasais, tosses e espirros.
8. MANCHAS NA PALMA DA MÃO
Falta de apetite, febre, náuseas, dores de cabeça e dores musculares podem ser sintomas de diversas doenças. Mas se vierem acompanhados de pequenas manchas/erupções avermelhadas pelo corpo (inclusive na palma da mão e planta do pé), podem ser sinal de febre maculosa. Ocorrem muitas vezes pequenas hemorragias nessas erupções. O causador da doença é a bactéria Rickwttsia rickettsie e o transmissor é o carrapato-estrela, presente em capivaras e cavalos. A febre maculosa é também chamada de febre do carrapato.