8 gestos que são xingamentos bem rudes em algumas partes do mundo

Alguns gestos podem ser inocentes e sem importância.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

De um país para o outro, o idioma não é a única mudança brusca que a gente percebe. Mesmo que a cultura seja parecida, como no caso dos países da América do Sul, por exemplo, os costumes são muito diferentes e isso pode causar estranheza em quem vem de fora.

Um bom exemplo disso é a linguagem corporal. Alguns gestos podem ser inocentes e sem importância em determinados lugares, mas podem estar inseridos como xingamentos “cabeludos” em outras culturas.

Conheça alguns gestos que são xingamentos pelo mundo:

1. Cornos, chifres

Lugares: Brasil, Itália, Portugal, Espanha, Países Bálticos, Colômbia

Apesar desse símbolo ser mundialmente um símbolo do Rock’n’Roll e, muitos o associarem ao símbolo do capeta, a verdade é que em alguns países, como o próprio Brasil, ele está ligado à pessoa vítima de infidelidade, ou seja, corno ou corna. Em alguns lugares este também é o símbolo para mandar o “coleguinha” se danar.

2. Cotovelos apoiados

Lugares: México, partes da América do Sul

Nesses lugares, os cotovelos podem ser realmente um canal para xingamentos. Mantê-los sobre a mesa durante uma refeição, por exemplo, pode indicar que a pessoa ao lado é mesquinha. Segurar os cotovelos, por outro lado, é popularmente associado ao símbolo da chamada “dor de cotovelo”, ou ciúmes.

3. Fedor de peixe

Lugar: sudeste da Itália

Colocar os dedos indicador e médio no nariz, em formato de pinça, é um dos xingamentos mais usados pelos italianos. Isso quer dizer que a situação é suspeita ou que alguém não é digno de confiança. Em bom português, o gesto quer dizer que algo não cheira bem.

4. Esfregar o queixo

Lugares: Bélgica, França, Tunísia, nordeste da Itália

Aquela coçadinha na barba pode ser um dos xingamentos mais feios possíveis em vários países fora do Brasil. Nesses lugares, quando alguém esfrega o queixo para frente, com os dedos da mão, significa que está mandando a outra pessoa se f#*4der.

5. Moutza

Lugares: Grécia, África, Paquistão

Nem mesmo o simples gesto de abrir as mãos passa despercebido em alguns lugares. Na Grécia, por exemplo, quando você faz rapidamente, com os dedos espaçados em direção ao seu interlocutor, quer dizer que você está mandando a pessoa ir para o inferno e que você está esfregando sujeira (isso mesmo, bosta) na cara do seu “inimigo”.

6. Os 5 pais

Lugares: Caribe, Arábia Saudita

Quando você agarra o dedo indicador com os cinco dedos da outra mão quer dizer que você está dizendo que alguém tem uma má criação, algo bastante ofensivo na Arábia Saudita.

7. Perda de tempo

Lugar: Grécia

Se no Brasil esse parece um gesto feio, dá para imaginar porque em outros lugares esse pode ser um dos xingamentos que turista não conhece, não é mesmo? Mas, ao contrário do que você pode estar pensando, esse gesto significa que você não está dando atenção à outra pessoa e insinuando que ela é uma perda de tempo.

8. Cutis

Lugares: Índia, Paquistão

Esse gesto aparentemente inocente com o polegar nos dentes pode causar sérias desavenças na Índia e significa que você não se importa com a pessoa com quem está falando ou com a família dela.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES