A ciência da larica: descubra se fumar maconha dá fome mesmo

Quem já fumou maconha alguma vez na vida provavelmente teve a experiência de sentir uma grande fome depois. É a famosa “larica”, saiba o que acontece.

Maconha | Google
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Você já fumou maconha alguma vez na vida e provavelmente teve a experiência de sentir uma grande fome depois. A famosa "larica", que faze muita gente devorar porções de comidas ou qualquer outra guloseima. E se você já passou por isso, se questionou se a sensação era ilusória ou real. A larica realmente existe e ocorre devido a uma razão: a presença do tetraidrocanabinol, que é também conhecido como THC, no cigarro de maconha é o principal componente psicoativo da maconha.

A partir de um estudo no ano de 2015, surgiu a hipótese de que havia algo no consumo de maconha que causa fome, sendo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina de Yale, que executaram um experimento com camundongos, descobrindo que o THC acionava uma parte do seu circuito cerebral, fazendo com que sentissem fome ao invés de saciedade.

“Ao observar como o centro do apetite do cérebro responde à maconha, fomos capazes de ver o que impulsiona a fome provocada pela canábis e como esse mesmo mecanismo que normalmente desliga a alimentação se torna um impulsionador da alimentação”, disse um professor de neurociências, que é um dos autores do estudo.

"Ficamos surpresos ao descobrir que os neurônios que pensávamos serem responsáveis por desligar a alimentação estavam de repente sendo ativados e promovendo a fome, mesmo quando você está cheio. Isso engana o sistema de alimentação central do cérebro", acrescentou o professor.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES