A vida realmente “passa” como um filme antes da morte? Descubra! - O primeiro registro do cérebro

Saiba como os cientistas “confirmaram” que realmente “passa” um filme na cabeça antes da morte - O primeiro registro do cérebro

Slide 2 de 3

O primeiro registro do cérebro

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Ajmal Zemmar, coautor do estudo, afirmou que o que a equipe, então baseada em Vancouver, no Canadá, obteve de forma acidental, foi o primeiro registro de um cérebro na hora da morte.

“Isso foi totalmente por acaso, não planejamos fazer este experimento ou gravar estes sinais”, contou ele à BBC.

No entanto, Zemmar informa ser impossível afirmar que vamos ver uma retrospectiva de momentos com pessoas queridas e memórias felizes antes de morrer.

“Se eu fosse passar para o reino filosófico, especularia que, se o cérebro fizesse uma retrospectiva, provavelmente gostaria de lembrá-lo de coisas boas, em vez de coisas ruins”, explica. “Mas o que é memorável seria diferente para cada pessoa.”

Zemmar, neurocirurgião da Universidade de Louisville, nos EUA, conta que nos 30 segundos antes do coração do paciente parar de fornecer sangue ao cérebro, suas ondas cerebrais continuaram com os mesmos padrões de quando fazemos tarefas de alta demanda cognitiva. Foi usado como exemplo quando nos concentramos, sonhamos ou evocamos memórias.

As ondas seguiram nos 30 segundos após o coração do paciente parar de bater, momento em que normalmente é declarado morto.

“Esta poderia ser uma última lembrança de memórias que tivemos na vida, e elas são reprisadas em nosso cérebro nos últimos segundos antes de morrermos.”

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES