Após 50 dias na UTI, paciente é levado em maca para ver o mar

Médicos do Hospital del Mar, em Barcelona, fizeram uma surpresa a Isidre Correa, de 61 anos, que estava internado desde 14 de abril

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Curado da Covid-19, o paciente Isidre Correa, de 61 anos, teve uma surpresa ao deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Barcelona, na Espanha, após cerca de 50 dias internado. Os médicos o levaram de maca para ver o mar da praia de Somorrostro, localizada em frente à unidade, na companhia de sua mulher, Helena Soriano.

Isidre Correa, de 61 anos, revê o mar após 50 dias na UTI Foto: Getty Images 

Correa ingressou no Hospital del Mar em 14 de abril infectado pelo coronavírus. Cinco dias depois, foi transferido para a UTI. Segundo os médicos, sua enfermidade era "bastante grave e complexa". O paciente espanhol é diabético e tem uma leve obesidade, condições que o colocam no grupo de risco da Covid-19.

No final de maio, ele finalmente testou negativo para doença. A equipe médica, então, consultou seus familiares para saber se poderia levá-lo a um passeio à beira-mar. Diante do aval, Correa pôde passar alguns minutos contemplando a vista do local.

 Foto: Getty Images 

"Não tivemos outro remédio a não ser não nos deixarmos vencer. A doença não facilitou os médicos, e eles atuaram de maneira espetacular, nota 10", disse Soriano ao jornal catalão El Món a Rac1.  A iniciativa está associada a um projeto do hospital chamado HUCI, que visa um tratamento mais humanizado. Os médicos aproveitam a proximidade da praia para levar seus pacientes ao ar livre como parte da recuperação, desde que estejam em boas condições clínicas e haja anuência da família.

 Foto: Getty Images 

"Devemos inovar no humanismo, e estes detalhes são muito importantes para a recuperação dos pacientes e também para os próprios médicos", afirmou Joan Ramon Masclans, chefe da UTI do Hospital del Mar, ao periódico catalão.

No pico da pandemia do coronavírus na Espanha, o hospital chegou a atender mais de 2.100 pacientes. O país tem mais de 240 mil casos e 27 mil mortes por Covid-19, de acordo com a Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Nos últimos dias, o governo espanhol passou a flexibilizar o lockdown decretado, um dos mais restritivos da Europa. Nesse período, os moradores não podiam praticar exercícios ao ar livre e crianças estavam proibidas de sair de casa, por exemplo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES