O bebê que nasceu sem a camada exterior da pele em Warwickshire, Inglaterra, contrariou o prognóstico de especialistas e recebeu alta nesta sexta (24) para ir para casa depois de ficar seis meses internado. O pequeno Kaiden, filho de Jessica e Jack Shattock, ambos de 19 anos, veio ao mundo na 30ª semana de gestação pesando 1,1 kg e tendo apenas o rosto recoberto por pele. As informações são da Revista Crescer.
Depois do parto no dia 24 de novembro, Kaiden foi direto para a UTI Neonatal e por 10 dias os pais não puderam pegá-lo no colo. Na sexta semana após o nascimento, o organismo do bebê começou a criar pele por conta própria, mas em um ritmo muito lento. A pele é uma camada de proteção contra patógenos e sua ausência deixou o pequeno suscetível a várias infecções, inclusive sepse.
No começo deste mês, para diminuir os efeitos negativos de sua condição, Kaiden passou por um enxerto em que uma faixa de pele de seu estômago foi retirada e recolocada em seu braço direito. Os especialistas acreditam que ainda será necessário realizar pelo menos mais quatro cirurgias do tipo para diminuir o desconforto do garoto.
“Ele era uma coisinha linda quando nasceu e Jack e eu nos olhamos silenciosamente, sem saber como iríamos cuidar dele”, disse Jessica ao Daily Mail. “Não podíamos segurá-lo porque ele sentia muita dor e precisava do suporte das máquinas para se manter vivo. Os médicos nos disseram duas vezes que ele provavelmente não sobreviveria, mas decidimos que faríamos tudo o que pudéssemos para ajudá-lo."
Atualmente, apesar de ainda sentir dor e ter infecções com frequência, Kaiden pesa 4,3 kg. Os especialistas ainda não conseguem explicar com precisão por que o pequeno nasceu sem pele. A hipótese predominante é que se trate de um caso severo e atípico de epidermólise bolhosa, doença genética caracterizada pela formação de bolhas na pele, que pode levar alguns bebês a nascerem sem parte da epiderme.