As tatuagens são artes que podemos apreciar apenas com os olhos, certo? Errado! Agora você já pode tatuar algo que você queira escutar, tipo a primeira palavra do seu filho ou o latido de seu cachorro. A tattoo em si não emite som, mas ela possui as formas de ondas sonoras que podem ser compreendidas com o auxílio de um aplicativo para smartphone.
A invenção é do tatuador Nate Siggard, de Los Angeles: certa vez, dois amigos pediram para tatuar um trecho da música “Tiny Dancer”, do Elton John, e a namorada de Siggard disse que seria legal se realmente desse para ouvir a canção. Desafio dado é desafio aceito, por isso o cara resolveu buscar uma alternativa para isso.
Siggard acabou tendo a ideia de tatuar as ondas sonoras geradas por computador e ver no que iria dar. E não é que funcionou? Ele tatuou primeiro as vozes de sua esposa e de seu bebê, com um resultado incrível. Ao publicar a história no Facebook, muita gente curtiu e passou a procurá-lo para imortalizar alguns sons na pele. Por enquanto, sons de no máximo 1 minuto estão sendo tatuado.
Com o sucesso, Siggard criou a empresa Skin Motion, que fez o aplicativo para ouvir as tattoos e treina os artistas com a nova técnica. No futuro, a equipe espera conseguir ampliar o número de pessoas preparadas para fazer esse serviço e também o escopo de programas que consigam ouvir os desenhos. E você, tatuaria qual tipo de som?