As 10 obras mais conhecidas e importantes do modernismo do Brasil - O Homem Amarelo - Anita Malfatti

Di Cavalcanti e Anita Malfatti foram alguns dos artistas que participaram do evento em 1922. Tarsila do Amaral, à época em Paris, se juntou ao grupo que liderou a manifestação cultural depois. - O Homem Amarelo - Anita Malfatti

Slide 3 de 9

O Homem Amarelo - Anita Malfatti

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Homem Amarelo é uma pintura da artista brasileira Anita Malfatti, sendo uma de suas mais famosas. A obra foi parte integrante da Exposição de 1917 e da Semana de Arte Moderna de 1922.

Essa obra é a segunda versão, a primeira versão, foi feita nos Estados Unidos durante o período em que Anita esteve estudando. Foi feita em carvão e pastel, com o mesmo título e quase com as mesmas medidas.

O Homem Amarelo foi também o cerne da controvérsia da Exposição de 1917. Ao ser apresentada na Semana de Arte Moderna de 1922, onde a tela também foi motivo de polêmica.

Ao voltar dos Estados Unidos em 1916, Anita, incentivada por Di Cavalcanti e Menotti Del Picchia, fez uma exposição no ano seguinte, com obras que havia produzido naquele país. Dentre as críticas negativas recebidas, a de Monteiro Lobato foi a mais pertinaz. Foi nessa exposição que ela ficou conhecendo Mário de Andrade, que viria a ser seu grande amigo e confidente.

A pintura é um retrato que segundo Anita, de um homem pobre, excluído e desconhecido, um imigrante italiano que lhe pediu para que ela o pintasse, com uma “expressão desesperada”.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES