Com aspecto bem diferente, um verme esquisito e com cabeça de martelo provocou terror em jardineiros e agricultores europeus. Os especialistas alertaram que tal espécie invasora representa não somente um risco para espécies nativas de minhocas, bem como para humanos. E a dica é geralmente "matar, mas não tocar" caso encontre algum deles rastejando no chão.
Vale esclarecer que os vermes são do gênero Bipalium. "Verme" é apenas um nome genérico utilizado para descrever essas planárias venenosas, canibais e resistentes que merecem cuidado especial.
Os cientistas não sabem exatamente a procedêcia deles se são nativas, todavia, já chegaram a ser identificadas como espécie invasora no Brasil e sul dos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, na Europa, até o presente momento, não chegou a ser detectada presença o suficiente deles que possa ser caracterizada como uma invasão realmente perigosa.
Tais animais se alimentam de minhocas e moluscos, não possuindo predadores, sendo que o controle da população é um tanto difícil na maioria dos ecossistemas. Como sendo planárias não serem os predadores mais desenvolvidos que existem, a Bipalium tem a capacidade de rastrear as presas e em seguda liberar enzinas que começam a digerir a caça.
Tal fato seria somente um problema secundário da natureza se, no ano de 2014, não fosse descoberto que essas planárias têm uma neurotoxina bastante perigosa para humanos — e contam ainda com espécies de baiacu e alguns polvos.