Um avião da companhia aérea British Airways arremeteu ao tentar pousar na pista do aeroporto de Londres, na segunda-feira (31), por conta dos fortes ventos.
O procedimento é corriqueiro e normal na aviação civil, e ocorre quando condições meteorológicas ou mesmo a presença de obstáculos na pista levam o piloto a abortar o pouso (entenda mais abaixo).
Imagens feitas no momento da aterrissagem mostram a aeronave tocando o solo, mas por conta da ventania provocada pela tempestade Corrie – com ventos de 120 km/h –, volta a levantar voo.
O piloto refez a tentativa de pouso logo em seguida, com sucesso.
Um porta-voz da British Airways comentou ao jornal "The Guardian" que o desembarque ocorreu de maneira normal, e em segurança.
"Nossos pilotos são altamente treinados para todos os tipos de cenários, incluindo condições extremas de clima, e nossa tripulação pousou a aeronave de maneira segura", disse em nota.
A tempestade Corrie, que atinge o país nesta semana, já deixou mais de 45 mil casas sem energia elétrica e deixou ao menos 2 mortos após quedas de árvores.
O que é arremeter?
A arremetida é um procedimento seguro. O piloto de avião Mateus Ghisleni explicou ao g1 o que isso significa:
"É um procedimento executado pelos pilotos na aproximação para o pouso em que se decide não mais pousar naquele momento", disse o piloto. "Isso pode acontecer tanto quando o avião ainda está voando quanto quando ele já tocou o solo."
São vários os motivos que podem levar o piloto a decidir pela interrupção do pouso. Os mais comuns são os seguintes:
- Mudança repentina na direção ou na velocidade do vento
- Chuva forte sobre o aeroporto
- Presença de algum obstáculo na pista, como um animal ou mesmo pedras
Veja no VÍDEO.