
O japonês Naotoshi Yamada, conhecido por ter assistido a todos os Jogos Olímpicos desde os realizados em Tóquio em 1964, morreu aos 92 anos, segundo confirmaram nesta segunda-feira (18) fontes próximas a sua família.
Apelidado de "avô olímpico" no Japão, Yamada assistiu às primeiras olimpíadas realizadas em Tóquio quando tinha 38 anos e depois se deslocou para todas as sedes. Ele teve 14 "participações" olímpicas.

Yamada morreu em um hospital de Tóquio por causas naturais no último dia 9, disseram à Efe as fontes, que também destacaram que ele esperava poder participar dos próximos Jogos de Tóquio 2020. "Sempre dizia que Tóquio seria o auge da sua vida dedicada a torcer nas olimpíadas", afirmou a família de Yamada.
Sempre fantasiado com um chapéu dourado, um moletom da equipe olímpica japonesa e um leque decorado com a bandeira de seu país, Yamada costumava atrair a atenção das câmeras da imprensa japonesa e internacional em cada edição dos Jogos.
O "avô olímpico" esteve presente nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos em cidades tão diversas como Rio de Janeiro, Cidade do México, Munique, Seul, Barcelona, Sydney, Pequim e Moscou. Ele afirmava ser a única pessoa no mundo a ter participado tantas vezes.
Yamada fundou na década de 1960 uma empresa de fabricação de cordas, depois ampliou seus negócios para os setores hoteleiros e imobiliários. Ele deixa dois filhos e cinco netos.