Um caso raro de uma mãe que teve um bebê mesmo usando o método contraceptivo DIU (dispositivo intrauterino) no Rio foi registrado no último domingo (4) pela fotógrafa Michelle Oliveira.
A informação foi publicada inicialmente pela revista Crescer. De acordo com a publicação, a carioca Paula dos Santos Escudero Alvarez, de 32 anos, teve o seu segundo filho no fim de semana e primeiro, Gabriel, foi concebido mesmo quando ela usava um outro método contraceptivo: a pílula anticoncepcional.
Em uma rede social, a fotógrafa registrou o nascimento do bebê Bernardo. O DIU, que saiu logo depois, foi colocado na mão do neném para a foto.
"Nesse fim de semana eu tive a graça de poder contemplar um milagre por meu olhar", escreveu ela.
"O Bom Deus quis que Bernardo nascesse, com 36 semanas de gestação, forte e perfeito - quebrando todos os paradigmas (o que faz jus ao significado de seu nome - forte como um urso)", completou.
Taxa de gravidez com DIU é de apenas 0,6%
A obstetra Beatriz Tupinambá, ainda de acordo com a publicação, disse que a taxa de gravidez com DIU é de apenas 0,6%.
Segundo ela, o mais indicado nesses casos é tentar remover o dispositivo ainda no início da gestação. Neste caso não foi possível, de acordo com a médica, pois o fio não estava visível.
Na foto feita por Michele, Bernardo aparece segurando o dispositivo. À revista, a mãe contou que Bernardo nasceu com 3,175 quilos e 49 cm, saudável.
"Nem posso reclamar, eles escolheram a hora. Ambos foram desejados, só anteciparam um pouquinho e vieram na hora que quiseram — mesmo com pílula e DIU", disse à Crescer.