Biscoito ou bolacha? Qual o termo que você e as pessoas da sua região usam para fazer referência àquele lanche caseiro ou industrializado, crocante, doce ou salgado; responsável por tanto bate-boca ao longo da história do Brasil?
Apesar de muita gente discutir com afinco sobre o porquê que se deve chamar essa comidinha polêmica de biscoito ou bolacha, a verdade é que ambos os termos estão corretos na língua portuguesa e também na legislação brasileira.
Aliás, segundo a Vigilância Sanitária – que é quem regula a produção desses alimentos em território nacional – considera os dois termos sinônimos. As duas palavras, segundo a agência, significam a mesma coisa quando o assunto é a forma que esse alimento é produzido hoje em dia no país (o porquê disso você confere um pouco mais abaixo, quando entrarmos na parte histórica do assunto).
Na lei, o órgão define biscoito ou bolacha como: “produto obtido pelo amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas, ou não, e outras substâncias alimentícias”.
E agora uma curiosidade a mais sobre o assunto: você sabia que o Brasil é o segundo maior produtor de biscoito ou bolacha no mundo? A informação é da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos (Anib).
Segundo o órgão, o produto está presente e, até 99,9% dos lares brasileiros.
Claro que existe uma questão de regionalismo no que diz respeito a reconhecer esse delicioso alimento sobre o qual debatemos como biscoito ou bolacha. Em partes das regiões Sudeste (exceto Minas Gerais, onde os dois termos são populares), Norte e Nordeste a comida é chamada de biscoito. Enquanto isso, na maioria dos estados do Norte, do Centro-Oeste (exceto o Distrito Federal), do Sul e em São Paulo – o único lugar do Sudeste – biscoito é bolacha.
Mas, a briga pode ir muito mais longe. Há quem bata o pé sobre o alimento ser biscoito devido não só à forma que ele começou a ser feito, mas também pela ordem histórica que as palavras entraram na língua portuguesa.
Conforme matéria da Super Interessante, da Editora Abril, o registro histórico mais antigo já encontrado com referência ao termo “bolacha” data de 1543. No caso do “biscoito”, os registros são muito mais antigos, de 1317, ainda sob a grafia “bíscoyto”.