
Cientistas estão um tanto intrigados pro causa da aparição de um belo, enorme e raro peixe em uma praia do Oregon, na costa oeste dos Estados Unidos. O animal já foi catalogado por biólogos, mas nunca foi visto nem perto da região onde apareceu no último fim de semana.
O peixe azul e laranja é do gênero Lampris e também é parente do peixe-remo, também conhecido como "peixe do fim do mundo". O animal tem cerca de 1 m de comprimento, é redondo e pesa cerca de 45 kg. É relativamente pequeno, uma vez que exemplares da espécie dele podem chegar a 1,80 m e 300 kg.

Como o animal foi encontrado em "ótimo estado", ele sem dúvida morreu muito próximo da praia. Tiffany Boothe, gerente do Seaside Aquarium, afirmou no Facebook que a aparição "causou rebuliço" na comunidade científica e em moradores locaisHeidi Dewar, pesquisadora da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA), suspeita que o motivo envolva mudanças climáticas, principalmente o aquecimento de águas oceânicas.
"Estamos vendo alguns organismos marinhos movendo-se para o norte à medida que a temperatura do oceano aumenta", suspeitou ela. Mas a pesquisadora completa, dizendo que sem mais estudos é muito difícil dizer o motivo do encalhamento.