Brasil tem 3 das 4 espécies de sucuris que existem no mundo; conheça
- Sucuri Malhada - Eunectes deschauenseei
Animais vivem na América do Sul. A única espécie que não tem registro no Brasil pode ser encontrada somente na Bolívia. Já as restantes podem ser localizadas em outros países do continente.
- Sucuri Malhada - Eunectes deschauenseei
No Brasil, a sucuri malhada, Eunectes deschauenseei, é encontrada em áreas sazonalmente alagadas no estado do Pará, na Ilha de Marajó, em Santarém, e no Amapá, na região do Baixa Amazônia. Além do Brasil, ela pode ser encontrada na Guiana Francesa.
Em relação a morfologia, ela fica entra as sucuris amarela e verde, se assemelhando um pouco mais a amarela. Essa, assim como a Sucuri de bene, é outra espécie muito pouco estudada. A maioria das informações existentes são de observações de campo:
"Faltam informações básicas sobre a história natural das espécies, como dieta, atividade, reprodução, uso do ambiente. Todas essas informações básicas são extremamente importantes para se pesar em planos de conservação, por exemplo", reforça Juliana.
Das quatros espécies de sucuris, essa, possivelmente, é a menor delas. Os machos mal chegam a dois metros e as fêmeas, por volta de 3 metros.