Nesta quinta-feira (21/3), a brasileira Janaína Torres, dos restaurantes A Casa do Porco e Bar da Dona Onça em São Paulo, foi reconhecida como a melhor chef mulher do mundo em 2024 pela The World’s 50 Best Restaurants, renomado prêmio gastronômico. Ela recebeu o título pelo “impacto no mundo da culinária”.
“Sua contribuição para estabelecer o Brasil como uma importante força no mundo gastronômico não pode ser subestimada, e seus projetos filantrópicos ilustram um contínuo compromisso com sua comunidade”, diz o diretor de conteúdo do The World’s 50 Best Restaurants, William Drew.
NÃO É O PRIMEIRO PRÊMIO: Em 2023, Janaína foi laureada como a melhor chef mulher na versão latino-americana do prêmio. Além disso, o restaurante onde atua como chef e coproprietária, A Casa do Porco, conquistou o 12º lugar na lista dos melhores restaurantes do mundo. Espera-se que o estabelecimento mantenha sua posição na lista em 2024.
“Espero inspirar a próxima geração de chefs mulheres e continuar a construir um legado para a gastronomia brasileira. Para mim, este prêmio representa uma plataforma importante para dar visibilidade à educação e para a comida, que considero essencial para um futuro mais justo no mundo”, disse a chef.
ADMINISTRA CINCO EMPREENDIMENTOS: Ativista, sommelier e chef, Janaína administra, além do A Casa do Porco, o Bar da Dona Onça, a lanchonete de cachorro-quente Hot Pork, o restaurante de almoço e sanduíches Merenda da Cidade e a Sorveteria do Centro.