Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, tornou-se oficialmente a pessoa mais velha do mundo, segundo a organização LongeviQuest. Natural de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, Inah nasceu em 8 de junho de 1908. O título foi anunciado após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka, de 116 anos, em dezembro de 2024. Atualmente, Inah reside na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre.
Com uma trajetória marcada pela vida religiosa, Inah iniciou sua formação aos 16 anos no internato Santa Tereza de Jesus, em Santana do Livramento. Em 1928, fez seus votos em Montevidéu, no Uruguai, e retornou ao Brasil em 1930, onde lecionou português e matemática no Rio de Janeiro. Posteriormente, voltou ao Rio Grande do Sul e trabalhou como professora em Santana do Livramento. Aos 110 anos, obteve uma vitória apostólica do Papa Francisco.
não ouve nem enxerga bem
Segundo familiares, apesar de não ouvir e enxergar bem, Inah mantém uma rotina disciplinada, com horários fixos para acordar, rezar e se alimentar. Para o sobrinho Kleber Vieira Canabarro Lucas, o segredo da longevidade de sua tia está na espiritualidade e na dedicação ao próximo. “É uma determinação de vida”, afirmou ele em entrevista ao “Bom Dia Rio Grande”.
A validação de Inah como a pessoa mais velha do mundo foi realizada pela LongeviQuest, organização especializada no monitoramento de supercentenários. O processo exige documentos que comprovem a idade nas diferentes fases da vida. Fundada há mais de 110 anos, a instituição é reconhecida internacionalmente e possui dois pesquisadores ligados ao Brasil em sua equipe.
Para mais informações, acesse meionews.com