Quem tem cachorro em casa sabe que quando o dono está chegando de algum lugar, ele é o primeiro a saber. O animal sai logo correndo para receber o dono. Mas como os cães conseguem prever isso? Três coisas explicam: o olfato e audição bem desenvolvidos e o condicionamento do animal.
O olfato dos cães é bem mais refinado do que o dos seres humanos. Enquanto os seres humanos têm, em média, cinco milhões de células olfativas (receptoras de odores), algumas raças, como a dos farejadores, podem ter 220 milhões.
Os cães também possuem uma área do cérebro maior destinadas a perceber os cheiros. Cerca de 40 vezes maior do que o do homem.
Para entender melhor, veja esse exemplo: enquanto o ser humano consegue pelo cheiro perceber que há uma colher de açúcar em uma xícara de café, um cão consegue detectar a mesma quantidade diluída em duas piscinas olímpicas cheias.
Outro sentido que faz com que o cão saiba que o seu dono está chegando é a audição.
A audição dos cães é dez vezes mais sensível que a do ser humano. Ela tem capacidade de captar sons quatro vezes mais distantes e detectar a origem do som em apenas seis centésimos de segundo. Isso acontece porque os cães não possuem uma visão privilegiada.
Outro fator para o cão saber que a pessoa está chegando em casa, é o condicionamento animal. Ou seja, se uma pessoa costuma chegar sempre em um mesmo horário em casa, é natural que o cachorro identifique esse comportamento e passe a esperá-la. Eles não têm noção de tempo mas tudo o que é feito todo dia acaba virando um condicionamento.