Calor provoca brigas entre animais e tensão social na Índia

A aflição em torno da água também provocou tensões sociais no país de 1,3 bilhão de habitantes.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As temperaturas extremas registradas na Índia desde a última semana vêm provocando reflexos que vão além dos seres humanos. Com termômetros acima de 50°C em algumas regiões do país, macacos e tigres têm demonstrado comportamentos incomuns. No estado de Madhya Pradesh, no norte indiano, 15 primatas foram encontrados mortos em um bosque. As informações são do Extra.

A suspeita é de que os animais tenham brigado com uma manada rival pelo acesso à água, escassa em decorrência do calor. De acordo com P. N. Mishra, funcionário florestal do distrito, os macacos viviam em cavernas em um grupo de 30 a 35 primatas, em que brigas do tipo não são comuns.

— Isso é raro e estranho, já que os herbívoros não participam de conflitos deste tipo — explicou Mishra em entrevista à rede indiana "NDTV ". — Alguns grupos de macacos que são maiores em número e dominam a região em particular podem ter afugentado o grupo menor por conta da água.

Uma necropsia realizada nos macacos apontou que a causa da morte está potencialmente ligada ao calor. Os primatas, no entanto, não são os únicos a sofrerem com a falta de água em decorrência das altas temperaturas. Moradores de aldeias próximas a reservas florestais têm se deparado com tigres que abandonam seu habitat natural para fugir da seca.

O clima também castigou a região de Uttar Pradesh, no norte do país, afetada por uma tempestade de areia que deixou 24 mortos no fim da última semana. A sequência de eventos foge do esperado para junho, mês das chuvas de monção na Ásia. As tempestades atrasaram mais de uma semana em relação ao previsto.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES