Em Fevereiro deste ano, um mercado de Amsterdã, na Holanda, chamou atenção por uma campanha contra o desperdício de alimentos e poluição, onde foi criado uma sessão inteira de produtos livres de embalagens plásticas. A novidade da vez é a “Waste is Delicious” (ou os “Restos são uma Delícia”), que é a mais nova campanha no país, que está sendo realizada pela rede de supermercados Jumbo, uma das líderes do setor, em parceria com outras 18 empresas.
O motivo é bem plausível: no mundo todo, um terço de toda a comida produzida é jogada fora. Um desperdício anual estimado em US$ 1 trilhão, de acordo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Diante disso, as lojas participantes da campanha começaram a vender itens feitos com produtos, como comida, que iriam para a lata do lixo. Tem cerveja feita de pão amanhecido, cidra com maçãs quase passadas ou sopa de cenouras feiosas. A campanha engloba itens de higiene pessoal, como sabonetes produzidos a partir de restos e de cascas de laranja. “As vendas desses produtos têm sido maiores que a dos orgânicos”, explicou George Verbene, responsável pela marca Jumbo e um dos idealizadores do projeto, em entrevista à Thomson Reuters Foundation.