Um cão que passou dois meses na neve esperando o retorno do dono, que o abandonara, foi finalmente resgatado por um grupo de defesa dos direitos dos animais. De acordo com o "Siberian Times", o cão se recusava a sir do ponto em que fora deixado para trás pelo dono, cuja navio havia zarpado sem o animal do porto de Magadan, às margens do Mar de Okhotsk (Rússia). Durante os 60 dias, o animal foi alimentado e monitorado. Informações do Extra.
Temendo pela vida do animal, uma equipe interveio e resgatou o cão, que foi sedado, com um snowmobile. Ao acordar, em um abrigo, o cão se mostrou muito agitado, tentando deixar o local. Aos poucos, ele foi se acalmando.
"O cão estava vivendo no limite do gelo com o mar por dois meses, recusando-se a sair dali", disse um porta-voz do grupo que o resgatou.
Inicialmente, os socorristas deram ao cão, que tem traços de terrier russo, o nome de Hachiko, lendário cão japonês que esperou o dono no mesmo ponto por nove anos (a história foi levada ao cinema, estrelando Richard Gere). Depois, ao ser adotado por uma família local, o animal foi batizado de Chernysh (Pretinho, em russo).