Um cartão postal ajudou a encontrar o provável local onde Vincent van Gogh pintou o "provável" último quadro, dizem especialistas em arte. A localização de "Raízes das árvore" foi encontrada por Wouter van der Veen, diretor científico do Institut Van Gogh.
Ele reconheceu semelhanças entre a pintura e um cartão postal de 1900 a 1910. O cartão postal mostra árvores em um banco perto da vila francesa de Auvers-sur-Oise.
O local fica a 150 metros do Auberge Ravoux, a pousada da vila, onde Van Gogh ficou 70 dias antes de tirar a própria vida em 1890. "As semelhanças foram muito claras para mim", disse Van der Veen, que teve a revelação em sua casa em Estrasburgo, na França, durante o isolamento.
Van der Veen apresentou suas descobertas ao Museu Van Gogh, em Amsterdã, cujos pesquisadores realizaram um estudo comparativo da pintura, do cartão postal e da encosta. Os especialistas, pesquisadores seniores do museu Louis van Tilborgh e Teio Meedendorp, concluíram que era "altamente plausível" que o local correto tivesse sido identificado.
"Em nossa opinião, é altamente provável que a localização identificada por Van der Veen seja a correta e é uma descoberta notável", disse Meedendorp.
"Em uma observação mais atenta, o crescimento excessivo do cartão postal mostra semelhanças muito claras com a forma das raízes na pintura de Van Gogh. O fato de esta ser sua última obra de arte a torna ainda mais excepcional e até dramática".
Van der Veen visitou o site para verificar sua teoria em maio de 2020, depois que as restrições ao coronavírus foram suspensas na França. Uma cerimônia foi realizada em Auvers-sur-Oise, a alguns quilômetros ao norte de Paris, na terça-feira para marcar a descoberta da localização aparente.
Emilie Gordenker, diretora geral do Museu Van Gogh, e Willem van Gogh, bisneto do irmão de Vincent, Theo, compareceram para revelar uma placa comemorativa no local.
'Os traços finais em um dia dramático'
Há muito tempo se debate sobre qual foi a última pintura de Van Gogh . Em uma carta, o cunhado de Theo van Gogh, Andries Bonger, descreveu como o artista "pintou uma cena da floresta, cheia de sol e vida" na "manhã seguinte à sua morte".
Essa carta foi usada para apoiar a alegação de que Tree Roots era a obra de arte final de Van Gogh. Com base na teoria do cartão postal, Van der Veen acredita que Van Gogh estava trabalhando na pintura poucas horas antes de sua morte.
Van der Veen disse: "A luz do sol pintada por Van Gogh indica que as últimas pinceladas foram pintadas no final da tarde, o que fornece mais informações sobre o curso desse dia dramático que termina em seu suicídio".
Em 27 de julho de 1890, o problemático artista holandês levou um tiro no peito em Auvers-sur-Oise. Ele morreu de seus ferimentos alguns dias depois. No momento de sua morte, o Tree Roots não estava totalmente concluído.