Um cemitério com aproximadamente 80 mil esqueletos foi encontrado debaixo de um parque infantil, na cidade polonesa de Bydgoszcz. O caso misterioso está deixando os historiadores de cabelo em pé.
A descoberta aconteceu em meio à obras caras da instalação, onde a cidade investiu cerca de R$ 7,5 milhões (1,5 milhão de libras) nas obras para construir um playground infantil, com brinquedos, bancos e academia, tudo ao ar livre.
Mas aí os trabalhadores da construção deram de cara com isso: ossadas. De acordo com os arqueólogos, foram encontradas diversas camadas de tumbas "completamente intocadas”. "Eu sei que 80 mil esqueletos parece demais, mas é o que nossos testes dizem", relatou Robert Grochowski, o principal arqueólogo envolvido na operação, à agência Central Europe News.
Foram funcionários da companhia de saneamento que fizeram a descoberta, quando pesquisavam sobre a possibilidade de construir canos sob a área do parque.
Grochowski disse também que existia um cemitério alemão na região, por volta do século 17. Então, é possível que esses sejam corpos de alemães enterrados na época.
Nos anos 50, o governo comunista afirmou que fecharia o cemitério e construiria um parque no local. Na época, prometeu que removeria os corpos, mas agora é evidente que deixou isso pra lá. Segundo depoimentos registrados na época, moradores viram corpos sendo revirados por escavadeiras, mas ninguém se importou muito.
Fotos: