Todo mundo já sabe que o refrigerante é um grande vilão na alimentação, principalmente para quem vive de regime e preocupado com a balança. Mas, além disso, é também muito prejudicial à saúde bucal. “Os ácidos e subprodutos do açúcar presentes nos refrigerantes desgastam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries”, explica o cirurgião buco maxilo facial Dr. Alessandro Silva.
Uma pesquisa feita por Cláudia Fushida e Jaime Cury, da Universidade Estadual de Campinas, constatou que houve uma correlação significativa entre a freqüência de ingestão do refrigerante e a porcentagem de perda de dureza, sendo de 0,97 para o esmalte e de 0,72 para a dentina”. As pessoas que participaram da pesquisa bebiam refrigerante de uma a oito vezes por dia.
“O refrigerante causa perdas proporcionais e irreversíveis na estrutura superficial tanto do esmalte como da dentina”, conclui Dr. Alessandro.
A seguir, o cirurgião buco maxilo facial dá algumas dicas:
- Substitua o refrigerante por bebidas diferentes, que contenham menos açúcar e ácido, dando preferência para a água e opções de sucos naturais.
- Depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.
- Use creme dental e solução para bochecho com flúor.
- Reduza o consumo de refrigerantes, alimentos ácidos ou medicamentos para prevenir o desgaste dos seus dentes.
Já para os chocólatras de plantão, a boa notícia é que o chocolate amargo faz bem para a saúde geral e bucal. Além de ser a melhor opção para quem quer perder peso e não quer cortar o doce, ele também auxilia na higiene dos dentes.
“O ideal é sempre pensarmos que quanto menos açúcar, melhor para a saúde bucal, porque o ingrediente acelera a atividade bacteriana na “placa” formada sobre os dentes, onde ficam os restos de alimentos e bactérias”, explica o cirurgião buco maxilo facial Dr. Alessandro Silva. Além disso, por conter alto teor de cacau rico em flavonóides com propriedade antioxidantes e antiinflamatórias, reduz o risco de doenças cardiovasculares e também é “liberado” em doses pequenas nas dietas.
O especialista cita ainda alguns alimentos que deixam os dentes brancos e fortes:
- Queijos, leite e iogurte
- Maça, pêra, morango
- Espinafre, pepino, cenoura e brócolis
- Salmão, frango e ovo
- Chiclete sem açúcar
- Castanha do Pará e noz
“Claro que independente do chocolate ou alimento, não devemos deixar de higienizar a boca da forma mais tradicional: escovando bem os dentes da matéria correta pelo menos 3 vezes ao dia”, alerta Alessandro. É importante ressaltar também a importância das visitas ao seu dentista periodicamente.