Um grupo de cientistas brasileiros descobriu a existência de sapos minúsculos vivendo na Mata Atlântica. De acordo com os responsáveis pela descobertsa, os sapos são menores que uma unha humana e pertencem ao gênero Brachycephalus que já é conhecido no Brasil.
Eles vivem no topo de motanhas isoladas da floresta e são vulneráveis as mudanças climáticas. E, igual aos demais animais, sofrem com a degradação ambiental. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, liderados por Marcio Pie, que escalaram as regiões montanhosas de Mata Atlântica nos estados do Paraná e Santa Catarina.
No topo da montanha, foram encontrados uma variedade de espécies divididos em: Brachycephalus mariaeterezae, Brachycephalus olivaceus, Brachycephalus auroguttatus, Brachycephalus verrucosus, Brachycephalus fuscolineatus, Brachycephalus leopardus, Brachycephalus boticario.
“Um sucesso tão alto em encontrar novas espécies pode indicar que o número total de Brachycephalus ainda não está determinado”, disse Marcio Pie.