Cientistas fazem com que pessoas revivam sonhos enquanto acordadas

Você já ouviu falar em Déjà Rêvé? entenda.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Provavelmente você já sentiu ou pelo menos ouviu falar em Déjà Vu. Geralmente aparece quando você vai a algum lugar pela primeira vez e surge uma sensação de que já esteve ali, ou quando está fazendo alguma atividade nova e tem a sensação de que já fez algo semelhante.

Imagine alguém que consegue reviver as mesmas sensações que teve num sonho ou se sente como num sonho, mas tudo isso estando acordado. Esse fenômeno foi analisado por um estudo publicado pelo periódico Brain Stimulation. Seguindo a ideia do nome Déjà Vu, que quer dizer “já viu”, nomearam essa outra sensação de Déjà Rêvé, que significa “já sonhou”.

De acordo com o autor principal do estudo, Jonathan Curot, do Hospital Universitário de Toulouse, o Déjà Rêvé induzido por estimulação elétrica cerebral é uma boa maneira e técnica para entender melhor os sonhos fisiológicos que não podem ser reproduzidos em laboratório. Ele explica também que a maioria dos estudos de sonhos focam nos períodos de sono REM (rapid eyes movement, ou movimento rápido dos olhos), com informações sobre o sonho obtidas assim que a pessoa acorda. No entanto, os sonhos que acontecem fora da fase REM também são significativos, e muitos fatores podem tornar o relato dessa fase menos confiáveis, especialmente pouco antes de acordar, se comparados com os relatos de pacientes que não estão dormindo.

Os estudos sobre o assunto ainda são recentes, mas com a evolução das pesquisas provavelmente o fenômeno possa ser explicado com mais clareza, assim como o entendimento sobre os nossos sonhos.

Tipos

A pesquisa determinou que existem três tipos de Déjà Rêvé. O primeiro deles, é quando o paciente é capaz de espontaneamente relatar um sonho completo, especificando também quando ele aconteceu. Por exemplo, a pessoa relembra um sonho que teve anos atrás, conseguindo descrever o que aconteceu na ocasião em detalhes.

A lembrança do sonho também pode ocorrer vagamente, e esse tipo foi chamado de “familiar”, e aqui estão incluídos casos em que um sonho recente é relembrado somente em pontos específicos. Já o último é aquele em que o paciente sente que está dentro do sonho, ou pesadelo, enquanto acordado e é chamado de “estado de sonho”. Os relatos são de que nesse estado o paciente sente como se estivesse flutuando ou desmaiado.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES