Nas águas azuis e quase transparentes da região das Maldivas vive uma espécie de peixe recém-descoberta: trata-se do lindíssimo Cirrilabrus finifenmaa, cujo nome comum pode ser traduzido como bodião-de-fada-de-rosa. Ele tem essas cores de arco-íris e vive em profundidades que variam de 40 a 70 m.
O nome finifenmaa — que significa "rosa" na língua local Dhivehi — é também uma inovação científica, uma vez que homenageia uma flor do país. "Sempre foram cientistas estrangeiros que descreveram espécies encontradas nas Maldivas, sem muito envolvimento de cientistas locais", comemorou Ahmed Najeeb, biólogo que nomeou o peixe, em comunicado à imprensa.
A espécie, na verdade, não era inteiramente desconhecida da ciência. Para descobri-la, biólogos fizeram estudos mais atentos de um outro peixe local (Cirrhilabrus rubrisquamis), e perceberam diferenças sutis.
Segundo os biólogos do Instituto de Pesquisa Marinha das Maldivas (MMRI), é possível ver algumas diferenças a olho nu, como a altura da coluna, e a distribuição de escamas em certas áreas do corpo. Um exame de DNA confirmou que eram espécies diferentes.
As Maldivas, um pequeno país formado por ilhas cerca de 800 km do sul da Índia, tem um dos maiores sistemas de recifes do planeta. Boa parte do ecossistema local ainda não foi totalmente estudado por biólogos.
Em entrevista ao site Mongabay, os cientistas observaram também que é perturbador que exemplares da espécie recém-descoberta já sejam vendidos como peixes de aquário, antes mesmo de ser devidamente catalogado pela ciência.
Com informações R7