Um grupo em uma rede social chamado Mushroomcore, com cerca de 30 mil membros, carrega o objetivo peculiar de compartilhar fotos e histórias de cogumelos. Os especialistas do assunto se surpreenderam com algumas formas meio sinistras, como é o caso dos chamados Dedos do Homem Morto (Xylaria polymorpha).
Em junho passado, Regan Daniels da Carolina do Norte postou algumas fotos no grupo que mais pareciam parte de um relatório do IML. Ela escreveu: “Vi o fungo dos dedos (ou dedos dos pés neste caso) do morto, que eu literalmente pensei que fosse uma decoração de Halloween!”.
Apesar do susto, as fotos viralizaram imediatamente, e algumas pessoas pensaram que eram falsas. Mas Daniels explicou como conseguiu a foto: "Encontrei o cogumelo no oeste da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em um parque que frequento", afirmou ela ao site Bored Panda.
Histórias dos Dedos do Homem Morto e outros cogumelos
O cogumelo descoberto por Daniels começou a crescer debaixo de um tronco cercado por outros parecidos. Talvez a sua própria conservação no local tenha se dado pela aparência assustadora. Qualquer pessoa que prestasse atenção, de repente chamasse a polícia ou fugisse rapidamente do local.
Os Dedos do Homem Morto aparecem anualmente na base de tocos de madeira de faia (muito usada na indústria moveleira), ou em certas raízes. Geralmente, o cogumelo emerge em tufos de três a seis "dedos" que se dobram como se fossem as juntas artríticas de um cadáver em decomposição.