A acne é um problema que atinge milhões de pessoas no mundo inteiro. Mas existem algumas coisas que são necessárias saber sobre ela. Confira quais são nesse post:
1. Nem sempre a alimentação influencia a acne
Na verdade, a ligação entre dieta e acne é controversa, pois existem apenas algumas evidências de que dietas ricas em produtos lácteos e açúcares processados poderiam agravar a acne, afirma um especialista da área para o site BBC. Existem muitos mitos sobre as causas da acne, chocolate e alimentos gordurosos não causam acne para a maioria das pessoas.
2. As vezes comer comida gordurosa não é o problema
Às vezes o problema nem é comer, mas sim não lavar a mão depois de consumir uma comida gordurosa. Isso pelo fato da pessoa tocar o rosto com as mãos engorduradas, e para as pessoas que já tem acne, essa tal gordura da mão pode agravar ainda mais o problema.
3. Evite espreme-las
Para muitas pessoas espremer uma espinha parece ser a melhor solução para o problema, mas vez ou outra, espremer uma espinha pode fazer com que ela fique mais tempo no seu rosto, além de ficar inchada, irritada e deixar cicatrizes.
4. Acnes podem ser hereditárias
Espinhas na puberdade todo mundo tem, mas não estamos falando dessas. Acne, como condição genética hereditária, ataca o rosto da pessoa, deixando ela completamente coberta por espinhas. Ainda sim essa é uma característica predominante em adolescentes, mas você pode culpar os seus pais se já passou por esse problema.
5. O sol pode ser o seu maior inimigo no combate as acnes
Sim, o sol pode ser um grande inimigo nessa sua luta contra as espinhas e cravos, e para quem usa medicações para acne, o sol deve ser evitado. As fórmulas aliadas aos raios solares podem causar queimaduras e estimular o aparecimento de rugas e linhas de expressão, então, a dica é usar filtro solar na versão oil-free sempre que for entrar em contato com o sol.
6. Estresse também pode causar o aparecimento de espinhas
Um dos fatores que podem desenvolver as erupções cutâneas é o estresse, pois quando ele é intenso pode acabar provocando o aumento da produção de cortisol (hormônio ligado ao sistema emocional), estimulando os hormônios androgênios e acionando as glândulas sebáceas, que liberam óleo na pele.
7. Existem alguns medicamentos que podem causar acnes
Esteroides como a prednisona (para alergias), medicamentos antiepiléticos e lítio podem causar acne, pois esses medicamentos fazem com que as glândulas sebáceas produzem mais óleo. Bom, se você já tem esse tipo de problema, o melhor é consultar um médico para saber quais medicamentos você deve tomar.
8. Afinal, o que é acne?
Para quem não sabe, acne é uma doença da pele que é mais frequente na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento daquelas malditas espinhas e cravos.