Com antonov abatido, saiba quais são maiores aviões do mundo; fotos - Scaled Composites Stratolaunch

O Antonov An-225 Mriya, considerado o maior avião do mundo, foi destruído durante os ataques da Rússia à Ucrânia - Scaled Composites Stratolaunch

Slide 6 de 6

Scaled Composites Stratolaunch

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com o Antonov An-225 Mriya destruído, o novo campeão entre os maiores aviões do mundo, o Scaled Composites Stratolaunch, representa o avião mais largo de todos os tempos. Ele foi desenvolvido dessa maneira porque a ideia era carregar um foguete entre as asas, levá-lo à estratosfera (entre 10 km a 60 km de altitude) e lançá-lo ao espaço. O projeto objetivava lançar um foguete de forma mais econômica, já que ele não precisaria ser lançado do solo e queimar tanto combustível.

A ideia partiu de uma parceria entre o co-fundador da Microsoft, Paul Allen, e o criador da empresa espacial Scaled Composites, Burt Rutan. Com a morte de Paul Allen em 2019, que era o principal investidor do projeto, a empresa acabou sendo comprada por um fundo especializado em empresas em crise. Por esse motivo, é provável que o avião nunca cumpra a missão a que estava destinado.

No fim de fevereiro, o Scaled Composites Stratolaunch realizou seu quarto voo e, até o momento, não há nenhum plano em discussão para que ele deixe de ser apenas uma aeronave experimental. Assim como o Airbus A380, esse avião também foi lançado em 2007 na União Europeia. Ele tem 15 metros de altura, 117 de envergadura, 73 de comprimento e atinge a velocidade máxima de 850 km/h.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES