Como o cachorro virou o melhor amigo do homem? Conheça a história! - Evolução

Basicamente, essa amizade já dura séculos, e por isso, o animal é considerado o melhor amigo do homem. Mas quando será que esse relacionamento entre homem e cão começou? - Evolução

Slide 4 de 4

Evolução

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Segundo Brian Hare, diretor do Centro de Cognição Canina da Universidade Duke, esse processo acontece quando os animais mais amigáveis de uma espécie, de algum jeito, ganham uma vantagem.

O mais provável é que essa auto-domesticação tenha acontecido não apenas porque os lobos são bastante fortes, mas também porque os cachorros, mesmo que em seus estágios iniciais, tendem a ter uma natureza hiper social. Por isso, eles formavam uma bela combinação para os humanos.

Além disso, dados genéticos mostram que o cachorro acompanhou os humanos já na época em que eles migraram do leste da Ásia para as Américas. Há sete mil anos, os cachorros já tinham se espalhado por toda parte, mesmo que ainda não fossem o que se considera como animal de estimação.

Segundo o doutor-chefe do estudo Nature Communications, esses animais se assemelhariam a “cães de aldeia”, que são de reprodução livre e não vivem na casa das pessoas.

Isso faz com que se acredite que esses cachorros dessa época sejam o ancestral da maior parte das raças modernas. Por conta do relacionamento com os humanos, os cachorros ficaram piores em trabalhar juntos como uma espécie. Desde então, a relação do cachorro com o humano fica cada vez mais estreita e forte.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES