As estrias são marcas vermelhas ou esbranquiçadas na pele. Essas pequenas lesões são muito comuns na adolescência se o crescimento acontece rapidamente, e não de forma gradual, ou na gravidez, por causa do ganho de peso.
Pensando nisso, criamos uma lista como evitar o problema que afeta tanto as mulheres quanto os homens.
1. Exercícios físicos
A prática de exercícios físicos e a manutenção do peso evita o estiramento da pele - o que causa as estrias.
2. Cremes hidratantes
Os hidratantes à base de óleo de semente de uva, macadâmia, amêndoas e rosa mosqueta são as melhores opções para prevenir as estrias.
3. Massagens localizadas
Você mesma pode massagear as áreas mais propensas a sofrer com estrias enquanto aplica o creme hidratante, fazendo uma espécie de drenagem linfática para melhorar a circulação da área.
4. Água
É essencial beber pelo menos dois litros de água por dia para manter a pele sempre hidratada, evitando rupturas no tecido e, consequentemente, as estrias.
5. Vitamina C
Esse nutriente participa ativamente da produção do colágeno, uma das principais substâncias de sustentação da pele, ajudando a prevenir estrias.
6. Zinco
O zinco presente nos frutos do mar tem ação cicatrizante para a pele, mantendo-a sempre saudável e prevenindo o estiramento.
7. Vitamina B5
Carne de boi, ovos e derivados do leite são as maiores fontes deste nutriente e devem fazer parte da dieta de quem busca prevenir as estrias.
8. Vitamina E
A vitamina E irá garantir a formação de colágeno, bem como manter a estrutura da elastina da pele.
9. Silício
Aveia, milho, arroz, algas marinhas e frutos do mar são fontes desse nutriente. O silício regenera as fibras de colágeno e elastina, evitando a perda da elasticidade da pele", afirma a esteticista Paula.