Como tirar uma soneca pode ajudar a ser mais criativo? - Medindo o comportamento do cérebro

De acordo com um novo estudo, o hábito de cochilar praticado por Thomas Edison e Salvador Dali pode ser a maneira ideal de colocar o cérebro para funcionar. - Medindo o comportamento do cérebro

Slide 3 de 4

Medindo o comportamento do cérebro

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na "vida real", será que a técnica de Dalí e Edison tem algum fundamento? Durante o estudo citado, as cobaias receberam um copo para segurar e foram monitoradas nos estágios mais profundos do sono por um eletroencefalograma. Do mesmo modo, elas deveriam acordar assim que o objeto batesse no chão.

A parte mais complicada, entretanto, era medir o aumento da criatividade, por ser mais delicado de quantificar. Para isso, os cientistas distribuíram equações matemáticas para serem resolvidas logo que os participantes acordassem. A conta escondia uma solução fácil, que precisaria de uma boa dose de criatividade para ser encontrada rapidamente.

Após o término do experimento, 30% das pessoas que permaneceram acordadas o tempo todo foram capazes identificar a solução com facilidade e 85% dos participantes que conseguiram chegar ao estágio N1 do sono por pelo menos 15 segundos obtiveram a resposta. Caso o sono fosse profundo, os benefícios da criatividade pareciam desaparecer.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES