Confira bilionários que decidiram não deixar fortuna para seus herdeiros - Pacto

Falas do apresentador americano Anderson Cooper e do ex-jogador da NBA Shaquille O'Neil voltam a jogar holofotes sobre discussões a respeito do destino de grandes fortunas e taxação de bilionários; casos como os de Andrew Carnegie e Chuck Feeney se tornaram emblemáticos - Pacto

Slide 8 de 8

Pacto

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

No Brasil, um caso recente de adesão a esse pacto foi o de David Vélez (fundador do Nubank) e sua mulher, Mariel Reyes.

Em carta divulgada em agosto, o casal afirmou que vai doar seu dinheiro para projetos sociais na América Latina porque "qual o sentido de morrer com muitas posses materiais, quando um gesto pode radicalmente transformar a jornada de outra pessoa?"

"Depois de um certo ponto, riqueza adicional não traz felicidade ou utilidade adicionais. Mas a satisfação de criar uma vida de propósito, essa não tem fim", diz carta. "Achamos que permitir que nossos filhos adquiram um senso de propósito, construindo seu próprio caminho e não andando sob o [caminho] de outros, vai ajudar a moldar sua autoconfiança e um caráter forte."

Isso, porém, não isenta grandes bilionários de críticas. Muitos questionam se o Giving Pledge tem de fato resultado em doações significativas e volumosas — em relação ao tamanho do patrimônio de seus signatários — com a velocidade necessária para resolver problemas sociais urgentes.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES