Confira sete coisas que você não sabia sobre si mesmo - Você pode não possuir o livre-arbítrio que pensa ter

Como você pode ver, conhecer a si mesmo pode ser algo muito mais complexo. - Você pode não possuir o livre-arbítrio que pensa ter

Slide 8 de 8

Você pode não possuir o livre-arbítrio que pensa ter

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Geralmente, esse assunto gera um debate repleto de opiniões e controvérsias: afinal de contas, você é livre para tomar as suas próprias decisões ou as suas escolhas são moldadas por forças fora de seu controle? Muitos argumentos já foram apresentados em ambos os lados do debate, mas para uma melhor compreensão, nós vamos focar no experimento realizado pelo cientista Benjamin Libet em um paciente.

Enquanto observava o cérebro do paciente, Libet disse para o indivíduo mover a mão sempre que quisesse. Ao analisar o mapeamento cerebral, Libet descobriu que o cérebro registrava um certo desejo de mover a mão, mesmo antes que o próprio homem estivesse ciente desse desejo. Isso sugere que nós podemos agir impulsivamente, sem realmente tomar uma decisão. Ao mesmo tempo, isso parece sugerir que nunca fazemos algo por vontade própria, uma vez que racionalizamos nossa ação depois que ela realmente acontece.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES