O nosso corpo é cheio de coisas curiosas. Uma delas é quando você usa tênis por muito tempo, os pés transpiram. Aí, bactérias e fungos que se alimentam de suor e de restos da pele fazem a festa, liberando substâncias fedidas. Para saber mais curiosidades, criamos uma lista especialmente para você. Confira
1. Sangue
O sangue é responsável pelo transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio e gás carbônico) e pela defesa do organismo. Um adulto tem uns 200 mil quilômetros de veias, artérias e vasos, por onde passam cerca de 5 litros de sangue.
2. Pelos das sobrancelhas
Por dia, surgem uns dez fios novos nas suas sobrancelhas. Eles servem para que sujeiras e gotas de suor não caiam dentro dos olhos.
3. Soluço
O estômago incha, pressiona o nervo frênico (que fica na coluna vertebral) e altera o funcionamento do diafragma (responsável pela entrada e saída de ar). O soluço passa em alguns minutos.
4. Músculos
Temos 650 músculos com funções diferentes. Há muitos deles no rosto: só para sorrir usamos 17 músculos.
5. Unhas
As unhas das mãos crescem quase 1 centímetro por mês, quatro vezes mais rápido que as dos pés. Isso acontece porque movimentamos mais as mãos e a irrigação sanguínea é maior.
6. Xixi
O líquido se forma nos rins e é composto de água, minerais e substâncias presentes nos alimentos e nas bebidas que ingerimos. Em média, todo dia, fazemos xixi suficiente para encher 1 latinha de refrigerante.
7. Ossos
Todos nós nascemos com uns 300 ossos. Na idade adulta, alguns deles se unem e ficamos com cerca de 250 ossos.
8. Piscar
Piscar é essencial, porque espalha lágrimas sobre os olhos, para limpá-los e lubrificá-los. Se a região não ficar bem úmida, as córneas (películas na frente de cada olho) secam e você para de enxergar. Por isso, piscamos cerca de 400 milhões de vezes por ano
9. Pum
O pum vem da digestão dos alimentos: o sistema digestório tem bactérias que, enquanto trabalham, liberam gás metano, que é fedido e precisa ser eliminado.
10. Baba
Uma pessoa produz até 2 litros de saliva por dia. A produção de saliva também aumenta quando pensamos ou sentimos o cheiro de uma comidinha gostosa.