Conheça a pulseira que dá choque quando você gasta ou come demais

Já outras pessoas disseram que o choque é bastante doloroso e que o dispositivo em si é pouco efetivo, justamente, por fazer o usuário acionar o botão da punição. Coisa que, certamente, as pessoas não farão consigo mesmas.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

 A maioria das pessoas age por impulsividade quando vai comprar ou comer alguma coisa. e claro, muitas vezes bate o arrependiemento. Sempre desejamos que um dia pudesse existir um dispositivo que nos prevenisse de fazer essas besteiras. As informações são do Mega Curioso.

Graças à tecnologia, esse dispositivo existe. Um novo dispositivo tem chamado a atenção das pessoas dos Estados Unidos. Ele promete acabar com esses maus hábitos que todos nós temos e, principalmente, com aqueles que são relacionados à alimentação. Aquela saída da dieta e uma passadinha em um fast food. Esses impulsos podem estar com os dias contados.

O método que esse dispositivo usa é um tanto quanto diferente. Ele dá choque nas pessoas que saem da linha. Chamada de Pavlok, a pulseira dá choque todas as vezes que o dono faz alguma coisa que não deveria estar fazendo. Ela é vendida na Amazon por 189 dólares, o que equivale a aproximadamente 700 reais.

A pulseira não dá somente punições. O dispositivo inteligente também dá recompensas todas as vezes que a pessoa consegue manter os seus bons hábitos como por exemplo fazer exercícios. E as punições encorajam a pessoa a conseguir atingir suas metas sejam elas de emagrecer, parar de fumar, economizar ou cortar alguma comida específica como doces.

A pulseira foi baseada na ideia do condicionamento clássico do físico russo Pavlov. Em seu método, ele cria uma associação negativa para alguma ação específica. Então, toda vez que uma pessoa comer um doce, por exemplo, a pulseira será acionada e vai descarregar um choque bastante desconfortável no braço da pessoa. Em teoria então, a pessoa associará o hábito a uma coisa negativa.

O choque que a pulseira vai dar na pessoa pode ser controlado. Ele pode variar de 50 volts, que é uma vibração forte, até 450 volts que provoca um doloroso choque na pessoa. O dono do dispositivo conseguirá controlá-lo através de um aplicativo. E é através desse aplicativo que a pessoa definirá qual o tamanho da punição que ela receberá e também qual o mau hábito que ela quer deixar de lado.

Essa pulseira tem um giroscópio e um acelerômetro que conseguem rastrear os movimentos com a mão. E quando ela rastreia movimentos que considera suspeitos, como por exemplo comer fora da hora programada ou fumar, ela pode emitir sons, vibrar ou até mesmo dar um choque na pessoa que usa. A punição vai ser definida pelo usuário.

Existe também a opção do próprio usuário apertar um botão que tem na pulseira e levar o choque todas as vezes que ele fizer alguma coisa que está tentando abandonar. Segundo a própria empresa, as pessoas conseguem ver as mudanças depois de dois ou três dias de uso.

O objetivo da pulseira é acabar com os maus hábitos que as pessoas têm. Mas será que ela realmente funciona? Os internautas e pessoas que usaram a pulseira não parecem ter chegado em um consenso. Para algumas pessoas, o mau hábito realmente ficou associado ao efeito negativo do choque provocado pela pulseira.

Já outras pessoas disseram que o choque é bastante doloroso e que o dispositivo em si é pouco efetivo, justamente, por fazer o usuário acionar o botão da punição. Coisa que, certamente, as pessoas não farão consigo mesmas.

O criador da pulseira, Maneesh Sethi, também deu a sua opinião. "Ou as pessoas a amam ou a odeiam. Mas ela não foi criada para ser dolorosa. É uma dor instantânea, uma sensação surpresa, um choque que te faz acordar dos hábitos automáticos", explica.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES