Conheça alguns fatos sobre o Dia da Consciência Negra que você precisa saber

Entenda a escolha da data que celebra o Dia da Consciência Negra, confira curiosidades e conheça ativistas negros que fizeram história

Descubra alguns fatos sobre o Dia da Consciência Negra que você precisa saber | Google
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. Essa data, além de relembrar a história de liberdade da população negra no Brasil, desempenha ainda o papel de conscientizar as pessoas sobre o racismo e a luta pela igualdade de direitos e também celebra a cultura afro-brasileira. Para mostrar a importância desta data, apresentamos cinco fatos sobre o Dia da Consciência Negra que você precisa saber.

Luta, força e coragem

Zumbi dos Palmares nasceu na antiga Capitania de Pernambuco, em Alagoas. É considerado um dos maiores representantes na luta pela resistência e contra a escravidão colonial. Zumbi se destacava por suas habilidades de guerra, força e coragem. O líder morreu em 1695, após ter tido seu esconderijo denunciado.

Significado

O Palmares do nome de Zumbi se refere ao Quilombo dos Palmares, o maior do período colonial. O local funcionava como uma nação autossustentável, com um rei na capital, agricultura e segurança reforçada para proteger os escravos que haviam fugido dos engenhos.

Data

O dia 20 de novembro faz parte da Semana da Consciência Negra, período do ano com eventos, manifestações e palestras que visam educar, conscientizar e lutar pelos direitos da comunidade negra no Brasil.

Feriado

Apesar da data já ter sido sugerida em 1971, só começou a fazer parte do calendário escolar em 2003 e foi instituída em todo o Brasil em 2011, pela Lei nº 12.519. Apesar disso, o dia é facultativo, apenas algumas cidades e Estados do Brasil optaram por declarar feriado.

Nigéria

O Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de população negra, apenas atrás da Nigéria. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nosso país conta com 56,2% habitantes negros, contando pretos e pardos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES