Conheça as 7 provas físicas da passagem de Jesus Cristo pela terra
- 3 - Códices de Chumbo
Mesmo que especialistas afirmam ser falsos, milhares de pessoas acreditam que essas são as provas físicas de que Jesus esteve entre nós.
- 3 - Códices de Chumbo
Setenta livros de metal foram supostamente descobertos em uma caverna na Jordânia, e foram considerados os documentos cristãos mais antigos, datando de poucas décadas após a morte de Jesus. Os estudiosos os chamaram de "Códices de Chumbo", ou "Códices Jordanianos", a mais importante descoberta na história da arqueologia.
Os cristãos assumiram que os livros eram a prova da existência real de Jesus, pois uma página tinha uma imagem dele. Um fragmento de texto escrito "eu deverei caminhar ereto" foi interpretado como uma referência à ressurreição de Jesus, uma evidência forte de que ela teria acontecido. Mas, segundo alguns especialistas, os códices de chumbo são uma fraude, uma mistura de dialetos anacrônicos e imagens copiadas de outras fontes, forjado nos últimos 50 anos. "Na imagem, "Cristo" é na verdade o deus-sol Helios, de uma moeda que veio da ilha de Rodes", conta o arqueólogo de Oxfort, Pether Thonemann. "Também tem inscrições sem sentido em hebreu e grego".